Episódio 193 / Aviso parental: Filmes hilariantes

Neste episódio recupero dois filmes hilariantes sobre música que não tiveram a atenção merecida à data de estreia: Walk Hard: A História de Dewey Cox, realização de 2007 de Jake Kasdan que esgotou os estereótipos do biopic musical, e Popstar: Sem Parar, Sem Limites, filme de 2016 do colectivo The Lonely Island que redefiniu o termo mockumentary para uma nova geração.

Episódio 181 / O Senhor dos Anéis de Tolkien / Universos Paralelos

Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Esta conversa, dedicada à fantasia épica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis, foi gravada ao vivo no âmbito da 2ª Edição do Contacto, o Festival Literário de Ficção Científica e Fantasia organizado pela editora Imaginauta e contou com a colaboração do convidado especial Miguel Troncão.

Episódio 180 / A tragédia do Titanic

Neste episódio olhamos sobre a tragédia do Titanic e sobre dois filmes da década de 50 que partilharam o mesmo título nacional, A Tragédia do Titanic, em que se recriou o naufrágio do luxuoso transatlântico: Titanic, de 1953, e A Night to Remember, adaptação de 1958 do livro com o mesmo nome de Walter Lord, considerado como o trabalho definitivo sobre o acidente.

Episódio 179 / A ameaça alienígena, parte 1

Neste episódio dou início ao mini-ciclo “A ameaça alienígena”, dedicada ao cinema norte-americano de ficção científica da década de cinquenta em que se olhava com receio para as estrelas. Neste primeiro de três episódios dedicados ao tema falamos de A Ameaça (1951), uma popular produção de Howard Hawks realizada por Christian Nyby, e Invasores de Marte (1953), uma realização de William Cameron Menzies.

Episódio 175 / Os Homens do Presidente (1976) / Escândalo na TV (1976) / Os paranóicos anos 70

Neste episódio voltamos ao ciclo sobre o cinema norte-americano paranóico dos anos 70. Desta vez com dois títulos demonstrativos da ambiguidade do papel da comunicação social, tanto na informação como na desinformação e na conformação do povo: Os Homens do Presidente, de Alan J. Pakula, e Escândalo na TV, de Sidney Lumet, ambos de 1976.