351 / Neo-noir dos anos 80 / Parte 1

Neste episódio, damos o pontapé de saída ao ciclo dedicado ao neo-noir dos anos 80, com O Ladrão Profissional, mais conhecido pelo título original Thief, o primeiro filme de Michael Mann protagonizado por James Caan, e Pacto Fatal, um discreto filme de 1987 realizado por John  Flynn que colocou frente-a-frente dois pesos pesados daquela década: James Woods e Brian Dennehy.

348 / Babylon e outros excessos de Damien Chazelle

Neste episódio, recuamos um século e viajamos até Hollywood para visitarmos um período de transição na sétima-arte, com o aparecimento dos filmes sonoros, em Babylon, de Damien Chazelle. Terá o excesso deste período algum paralelo com as incertezas que se vivem actualmente na indústria? Olhamos também Whiplash, o filme com que o mais jovem realizador galardoado com um Óscar se apresentou ao grande público.

347 / Piratas a meter água

Neste episódio, navegamos para alto mar em embarcações a meter água, para falarmos de dois filmes de piratas que se afundaram sem qualquer hipótese de salvamento: Piratas, um curioso filme de Roman Polanski distribuído pela mítica Cannon, e A Ilha das Cabeças Cortadas, o infame desastre de Renny Harlin que afundou consigo a produtora Carolco, mas que não impediu o finlandês de continuar a trabalhar atrás das câmaras.

346 / Balanço 2022 / À conversa com Pedro Correia

Neste episódio, dou-vos as boas vindas a 2023 e faço o balanço do ano que passou. Na primeira parte, reflicto sobre o que foi o ano de 2022 no que diz respeito ao Segundo Take e a outros projectos em que participo, e partilho expectativas para o ano que arranca. Na segunda parte do episódio, converso com Pedro Correia, do podcast Vinyl n’ Celluloid, sobre o ano cinematográfico em que regressaram os sucessos de bilheteira às salas de cinema.

345 / Glass Onion: um mistério de Rian Johnson

Neste episódio, somos convidados por Rian Johnson a descascar a cebola e desvendar o mistério do seu mais recente filme, Glass Onion. Vamos falar também sobre o seu segundo filme, Os Irmãos Bloom, que, em 2008, revelava já um autor interessado na grande aventura recheada de intriga, mistério e traição.

344 / A parentalidade é hilariante / À conversa com Miguel Ferreira

Neste episódio, dou novamente as boas vindas a Miguel Ferreira, desde há uns meses para cá, pai de uma futura cinéfila (estamos todos a fazer figas!). Depois de meses afastado dos microfones, consegui convencer o Miguel para vir falar da desta nova experiência da parentalidade, discutindo pelo caminho duas comédias norte-americanas dos anos 80: Profissão: Doméstico e Lar, Doce Lar... às Vezes.

343 / O Natal é hilariante

Neste episódio, celebramos a época natalícia com duas comédias que passam obrigatoriamente todos os anos em minha casa: Que Paródia de Natal, o terceiro capítulo da série National Lampoon’sVacation, interpretada por Chevy Chase, e S.O.S. Fantasmas, a modernização de Um Cântico de Natal, por Charles Dickens, pela combatente dupla Bill Murray e Richard Donner.