Episódio 200 / Os paranóicos anos 70, parte 5

Neste episódio 200 do Segundo Take, um episódio normal, sem pompa nem circunstância, gostaria ainda assim de marcar a ocasião agradecendo a todos desse lado pelo apoio que têm dado continuamente ao longo destes quase quatro anos de existência. Para o quinto capítulo da rubrica «Os paranóicos anos 70» deixo-vos dois títulos com pendor de ficção científica que reflectiram as preocupações da década: À Beira do Fim, realizado por Richard Fleischer em 1973, e A Invasão dos Violadores, filme de Philip Kaufman de 1978.

Episódio 197 / Era uma vez em… Hollywood

Neste episódio Quentin Tarantino embala-nos com o seu conto de fadas, Era Uma Vez em… Hollywood, o seu mais recente filme, ensombrado pelo espectro dos assassinatos levados a cabo pela família Manson, que suspira pela fábrica de sonhos de outros tempos. Vamos também lançar um olhar sobre O Culto de Manson, o filme de Mary Harron que se debruça sobre as mulheres do culto aprisionadas.

Episódio 195 / Da Terra à Lua

Neste episódio celebro o 50º aniversário da missão Apollo 11 com três propostas que oferecem outras tantas perspectivas sobre o evento que levou o Homem à Lua: Mission Control: The Unsung Heroes of Apollo, um documentário sobre os homens que ajudaram as missões a partir do centro de controlo em Houston, O Primeiro Homem na Lua, biografia ficcionada de Neil Armstrong, e Apollo 11, um documentário que nos oferece imagens inéditas sobre este extraordinário marco da nossa História.

Episódio 193 / Aviso parental: Filmes hilariantes

Neste episódio recupero dois filmes hilariantes sobre música que não tiveram a atenção merecida à data de estreia: Walk Hard: A História de Dewey Cox, realização de 2007 de Jake Kasdan que esgotou os estereótipos do biopic musical, e Popstar: Sem Parar, Sem Limites, filme de 2016 do colectivo The Lonely Island que redefiniu o termo mockumentary para uma nova geração.