Episódio 158 / Resolução Macabra (2012) / O Interminável (2017) / Oculus: O Espelho do Demónio (2013) / Novos nomes do terror

Neste episódio, para finalizar o ciclo que dediquei este ano aos Novos Nomes do Terror, faço uma pequena batota e analiso três filmes: o díptico da dupla Justin Benson e Aaron Moorhead constituído por Resolução Macabra, de 2012, e O Interminável, de 2017, bem como Oculus: O Espelho do Demónio, o filme de 2013 realizado por Mike Flanagan, o autor do momento responsável pela série do Netflix, A Maldição de Hill House.

Episódio #157 / Especial Take 49 . 10 Anos . 100 Filmes / com José Soares, Sara Galvão e José Carlos Maltez

Neste episódio celebramos o 10º aniversário da Take Cinema Magazine com três filmes votados pela sua redação como figurando entre os 100 melhores títulos da última década — Sacanas Sem Lei, A Rede Social e Procurem Abrigo. Podemos ouvir também uma conversa com a equipa editorial desta publicação que se orgulha de ser a revista de cinema com a maior longevidade em Portugal: José Soares, Sara Galvão e José Carlos Maltez.

Episódio #156 / O Regresso do Mal (1978) / Halloween (2018)

Neste episódio exploramos o clássico de 1978 de John Carpenter, Halloween, estreado entre nós como O Regresso do Mal, e, tal como a sequela do mesmo nome que estreou a semana passada nos cinemas, ignoramos quarenta anos de sequelas, reboots e remakes para lançar um olhar sobre o regresso da encarnação do mal, Michael Myers, e Jamie Lee Curtis, no papel da sobrevivente Laurie Strode, pela mão de David Gordon Green e Danny McBride.

Episódio #150 / A guerra das estrelas de George Lucas Ep. 2 / Universos Paralelos

Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Desta vez sentimos a Força do universo criado por George Lucas numa viagem épica que nos levará das prequelas do Star Wars, em 1999, até pouco depois da primeira década do novo milénio, à sombra de uma anunciada aquisição milionária.

Episódio #149 / Mandy (2018) / Upgrade (2018) / MOTELX 2018

Neste episódio falamos sobre dois filmes exibidos na 12ª edição do MOTELX: Mandy, a segunda longa-metragem de Panos Cosmatos, interpretada por Nicolas Cage e Andrea Riseborough, que chegou até nós vinda do Festival de Cinema Sundance com reputação de filme-sensação; e Upgrade, um filme de Leigh Whannell, convidado de honra do festival, que rapidamente ganhou fama de ser um eficaz exemplo de ficção científica orientada à acção.

Episódio #147 – Cemitério Vivo (1989) / Nevoeiro Misterioso (2007) – Ciclo Stephen King

Neste episódio revisitamos dois momentos-chave das adaptações da obra de Stephen King ao grande ecrã impróprias para menores: Cemitério Vivo (1989), a primeira adaptação ao cinema de um dos seus romances pelo próprio autor, e Nevoeiro Misterioso (2007), o regresso algo ignorado ao universo de King pelo assumido fã Frank Darabont, depois de lá ter sido feliz por duas vezes.

Episódio #145 – O Tubarão (1975) / Conta Comigo (1986) – Especial de Verão c/ Daniel Louro e Paulo Fajardo do VHS

Neste episódio convidei Daniel Louro e Paulo Fajardo, do popular podcast VHS, para uma conversa sobre os seus filmes favoritos que evocam o Verão: O Tubarão, o primeiro blockbuster norte-americano realizado em 1975 por Steven Spielberg, e Conta Comigo, um nostálgico olhar sobre a amizade na adolescência que Rob Reiner realizou em 1986 a partir de um romance de Stephen King.