Episódio #90 – O Grande Ditador (1940) / Grau de Destruição (1966) – Especial Take #46

Neste episódio trago-vos dois títulos clássicos que lidam coma opressão de tiranos e estados totalitários. O Grande Ditador, o clássico de 1940 onde Charlie Chaplin satirizou Adolf Hitler na iminência da Segunda Guerra Mundial; e Grau de Destruição, o filme em língua inglesa que François Truffaut realizou em 1966 a partir de uma obra escrita por Ray Bradbury.

Episódio #88 – Drácula de Bram Stoker (1992) / Por Favor Não Me Mordam o Pescoço (1967)

Neste episódio revisitamos dois olhares distintos sobre o legado do romance de terror gótico Drácula de Bram Stoker. A autoproclamada adaptação fiel do celebrado livro pela mão de Francis Ford Coppola em 1992, Drácula de Bram Stoker, e a variante da personagem do conde imortal num filme realizado por Roman Polanski em 1967, protagonizado pelo próprio na companhia de Sharon Tate. Falo obviamente de Por Favor Não Me Mordam o Pescoço.

Episódio #85 – Blade Runner: Perigo Iminente (1982) – Especial Parte 1

Neste episódio celebramos o clássico da ficção científica dos anos oitenta, Blade Runner: Perigo Iminente. Em antecipação da sequela com estreia prevista no próximo mês de Outubro, proponho-vos um especial dividido em dois episódios onde nos vamos debruçar em detalhe sobre o filme de culto de Ridley Scott. Nesta primeira parte vamos falar sobre o livro original de Philip K. Dick, a sua adaptação ao grande ecrã, a produção atribulada, a exibição a audiências de teste que assustou os investidores e a versão original do filme que resultou das decisões executivas na sequência dessas exibições.

Episódio #82 – Música a Música (2017) / Gimme Danger (2016)

Neste episódio reencontramos o cinema de Terrence Malick em Música a Música, o mais recente ensaio do realizador norte-americano, desta vez com o a cena musical de Austin, no Texas, como pano de fundo. Na segunda parte percorremos a história de Iggy Pop, que aparece brevemente no filme de Malick, em Gimme Danger, o documentário de 2016 realizado por Jim Jarmusch sobre a histórica banda punk, The Stooges.

Episódio #79 – Nosferatu, O Vampiro (1922) / Nosferatu, o Fantasma da Noite (1979) - com José Carlos Maltez

Neste episódio continuo o ciclo mensal alternado entre zombies e vampiros analisando o clássico do cinema mudo Nosferatu, O Vampiro, realizado em 1922 por F.W. Murnau, bem como o remake de 1979 de Werner Herzog, Nosferatu, o Fantasma da Noite. Na segunda parte volto a ter comigo José Carlos Maltez para uma conversa sobre estes filmes e sobre o género de vampiros em geral.

Episódio #78 – O Quarto Mandamento / A Dama de Xangai – Especial Orson Welles

Neste episódio inicio uma série de programas dedicados ao génio de Orson Welles que terão lugar durante o ano corrente. Esta não será uma retrospectiva integral da obra do autor. Traçarei antes uma viagem por alguns dos mais interessantes títulos da sua filmografia após a obra-prima prematura, O Mundo a Seus Pés. No episódio de hoje falo-vos do filme que o seguiu imediatamente, O Quarto Mandamento, de 1942, e de A Dama de Xangai, o film noir de 1947 onde dirigiu e contracenou com a sua mulher Rita Hayworth.