All in Os paranóicos anos 70
Neste episódio, dou por concluído o ciclo que dediquei este ano aos paranóicos anos 70 com dois filmes que exploram os perigos combinados da ameaça nuclear com o custo das mentiras de quem nos governa os destinos: A Grande Ameaça, produção de 1977 de Robert Aldrich, e O Síndroma da China, realizado em 1979 por James Bridges.
Neste episódio 200 do Segundo Take, um episódio normal, sem pompa nem circunstância, gostaria ainda assim de marcar a ocasião agradecendo a todos desse lado pelo apoio que têm dado continuamente ao longo destes quase quatro anos de existência. Para o quinto capítulo da rubrica «Os paranóicos anos 70» deixo-vos dois títulos com pendor de ficção científica que reflectiram as preocupações da década: À Beira do Fim, realizado por Richard Fleischer em 1973, e A Invasão dos Violadores, filme de Philip Kaufman de 1978.
Neste episódio voltamos à paranóia instalada no cinema da década de setenta com dois filmes que lidam com a herança dos criminosos de guerra nazis que fugiram à justiça: O Caso Odessa, realizado por Ronald Neame em 1974, e Os Comandos da Morte, filme de 1978 de Franklin J. Schaffner.
Neste episódio voltamos aos paranóicos anos setenta com intriga política, assassinatos, terrorismo e espionagem em Chacal, realizado por Fred Zinnemann em 1973, e Telefone, um filme de Don Siegel de 1977.
Neste episódio voltamos ao ciclo sobre o cinema norte-americano paranóico dos anos 70. Desta vez com dois títulos demonstrativos da ambiguidade do papel da comunicação social, tanto na informação como na desinformação e na conformação do povo: Os Homens do Presidente, de Alan J. Pakula, e Escândalo na TV, de Sidney Lumet, ambos de 1976.
Neste episódio dou início ao ciclo para 2019 sobre os paranóicos anos 70. A começar a série de suspeitas, espionagem, medos e conspirações estão dois thrillers políticos encabeçados por duas estrelas de Hollywood: A Última Testemunha, filme de 1974 de Alan J. Pakula encabeçado por Warren Beatty, e Os Três Dias do Condor, realizado em 1975 por Sidney Pollack, com Robert Redford no principal papel.