Episódio #116 – Os Goonies (1985) / O Exterminador Implacável (1984) – Especial Take 47 - Anos 80

Neste episódio regressamos aos anos 80 para falar de nostalgia e relembrar dois filmes que marcaram a década: Os Goonies, uma produção de Steven Spielberg de 1985 realizada por Richard Donner, e O Exterminador Implacável, o filme de ficção científica saído da mente de James Cameron que, em 1984, deixou uma marca indelével no género. 

Episódio #114 – Twin Peaks – Especial de Fim-de-Ano 2017/2018

Neste episódio abordo finalmente um dos acontecimentos televisivos do ano: o regresso de Twin Peaks, de Mark Frost e David Lynch. Ou terá sido este um fenómeno cinéfilo? Faço também o balanço do ano, não só dos melhores filmes que vi dos que estrearam nas nossas salas de cinema durante 2017, como da própria programação do Segundo Take. Neste âmbito, vou revelar para 2018 novas rubricas, bem como novidades e colaborações entusiasmantes.

Episódio #113 – 28 Dias Depois (2002) / Shaun of the Dead (2004)

Neste episódio, que a programação ditou ser o de Natal, concluo o ciclo desde ano sobre zombies e vampiros com dois filmes britânicos que deram início à popularidade que os mortos-vivos gozam no actual panorama cultural: 28 Dias Depois, a experiência de baixo orçamento realizada em 2002 por Danny Boyle, e Shaun of the Dead, a brilhante comédia reverencial de Edgar Wright, em colaboração com Simon Pegg, produzida dois anos mais tarde.

Reposição episódio #10 - Star Wars: O Despertar da Força (2015) / As Aventuras Ewok (1984 e 1985)

Neste episódio, em preparação para a antecipada estreia de Os Últimos Jedi, recupero o episódio #10 onde analisei O Despertar da Força, o capítulo VII da saga Star Wars que relançou uma nova trilogia, na era pós-George Lucas, para toda uma nova geração, e onde, por alguma razão, também abordei os dois telefilmes dos anos 80 protagonizados pelos Ewoks, celebrizados n’O Regresso de Jedi: A Caravana da Coragem e A Conquista de Endor.

Episódio #110 – I Love You, Daddy (2017) / The Disaster Artist (2017) – LEFFEST'17

Neste episódio partilho dois filmes exibidos no âmbito da mais recente edição do LEFFEST, o festival de cinema que este ano se dividiu entre Lisboa e Sintra. I Love You, Daddy, o filme de Louis C. K. cuja distribuição foi colocada em causa pela polémica recente que envolveu o autor, e The Disaster Artist, uma realização de James Franco sobre The Room, o pior filme de sempre que inspira animadas exibições desde a sua estreia em 2003.

Episódio #109 – Depois do Anoitecer (1987) / 30 Dias de Escuridão (2007)

Neste episódio ofereço um olhar alternativo sobre o mito vampírico. Depois do Anoitecer é um filme de 1987 da oscarizada Kathryn Bigelow que coloca um bando ermita de vampiros num cenário poeirento de faroeste; 30 Dias de Escuridão é a adaptação de 2007 da novela gráfica do mesmo nome realizada por David Slade que coloca a mítica criatura numa cidade do Alasca onde a noite polar reina durante um mês inteiro. 

Episódio #107 – Southland Tales (2006)

Neste episódio recupero Southland Tales, o segundo filme de Richard Kelly após Donnie Darko estreado em Novembro de 2007. Apesar do sucesso do filme de estreia, Southland Tales foi mal recebido por público e crítica. Passados dez anos, será um filme incompreendido ou o desastre que foi apontado na altura?

Episódio #106 – Frankenstein Júnior (1974) / Frankenstein de Mary Shelley (1994) – Especial Dia das Bruxas

Neste episódio faço uma pausa no ciclo mensal de vampiros e zombies para celebrar o Dia das Bruxas à gargalhada na companhia de Victor Frankenstein e da sua criação monstruosa. Vou falar de Frankenstein Júnior, uma comédia de 1974 de Mel Brooks a partir de uma ideia de Gene Wilder, e de Frankenstein de Mary Shelley, o bombástico filme de Kenneth Branagh de 1994 onde o autor, em nome da fidelidade ao texto original, revela de peito feito a sua forma física.