Mais recentes Segundo Take

Mais recentes Universos Paralelos

Retrospectiva Star Trek: Star Trek: Insurreição

No ano em que Star Trek celebra o 50º aniversário e com a chegada a Portugal em Agosto de Star Trek: Além do Universo, o terceiro capítulo após o renascimento da outra saga espacial pelas mãos de J.J. Abrams, faço uma retrospectiva pelas onze longas-metragens produzidas entre 1979 e 2013.

Star Trek: Insurreição (Star Trek: Insurrection), 1998, dir. Jonathan Frakes

Ao terceiro capítulo com a Nova Geração, o primeiro tropeção. Apesar de repetir a realização, após o sucesso junto dos fãs do filme anterior, o actor Jonathan Frakes não consegue elevar este material acima da mediocridade.

Numa tentativa de reaproximar as narrativas do Star Trek das premissas do seu criador Gene Roddenbery, reduzindo o elemento militarista e enfatizando o elemento de exploração espacial e pacifismo entre diferentes povos e raças, o produtor Rick Berman e o argumentista Michael Piller cozinham uma narrativa confusa e pouco focada que envolve a fonte da juventude eterna, tentativa de realocação de um povo inteiro em massa, motivações pouco claras e uma insurreição que, apesar de figurar no título, não chega bem a sê-lo.

Com piores efeitos especiais que os filmes imediatamente anteriores, apesar da chegada do digital, e cenários pouco convincentes, existe uma tentativa algo falhada de humor à volta do poder regenerativo do planeta onde a tripulação tenta defender o povo residente, incluíndo Worf a sofrer dos males da puberdade, Riker a reacender a sua paixão por Troi, Picard a apaixonar-se e Data à procura de sentir o que é ser criança. Tudo isto em detrimento de uma real exploração dos temas subjacentes com referencias superficiais ao holocausto e ao dilema das necessidades dos muitos pesarem mais do que as necessidades dos poucos, já explorado com efeitos dramáticos em A Ira de Khan.

O resultado é um filme algo sonso que parece funcionar mais como um longo episódio televisivo do que como um bom filme para ver no cinema.

Warp 5/10

Artigos relacionados: O Caminho das EstrelasStar Trek II: A Ira de Khan, Star Trek III: A Aventura ContinuaStar Trek IV: Regresso à Terra, Star Trek V: A Última Fronteira, Star Trek VI: A Última FronteiraStar Trek: Gerações, Star Trek: Primeiro Contacto

A herança de O Exorcista

O que falhou no regresso de Ficheiros Secretos?