O melhor do melhor dos Ficheiros Secretos

Foi por alturas de 1995 que o mundo mudou. Pelo menos o meu mundo. Após duas temporadas com um impacto discreto, mas em crescendo constante de popularidade, os Ficheiros Secretos - nome português para a série The X-Files - ía chegar à sua 3ª temporada. A TVI anuncia a reposição das duas primeiras temporadas a um ritmo de dois episódios por semana, no horário nobre dos serões de sexta-feira, em antecipação dessa estreia.

Há aqui vários elementos que situam indiscutivelmente esta história no seu tempo. A saber: 1) haver expectativa e antecipação para a estreia de uma série de TV; 2) a TVI exibir uma série de qualidade num horário nobre; 3) o facto de que, começando aqui, e durante anos, passei os serões de sexta-feira a gravar os episódios em VHS de forma religiosa, editando ao vivo os intervalos, numa operação que fazia disparar os níveis de stress para números perigosos; 4) o facto de que a minha vida social numa sexta-feira à noite se resumia a gravar episódios dos Ficheiros Secretos.

Também desisiti da série no final da temporada 7. Também achei o último filme uma desilusão abismal. Mas ao ver ontem os dois primeiros episódios, dos seis que vamos ver para já neste ressurgimento, alguma da magia retornou para mim. Sim, eu sei que o primeiro episódio pareceu uma declaração de intenções ansiosa, mas o segundo foi uma boa mistura de monstro-da-semana com pinceladas de elementos da mitologia e, de repente, estava de novo envolvido com este universo.

Ao rever os meus apontamentos das seis primeiras temporadas (ou não registei o sétimo, ou perdi as notas) revivi porque esta série foi tão importante para mim, bem como para tantos outros fãs de ficção. Os Ficheiros Secretos tornaram-se uma instituição que as pessoas dão por garantida mas ao partilhar de seguida os meus episódios favoritos das primeiras seis temporadas espero ajudar a relembrar, ou a descobrir, o porquê de esta série ser tão especial.

Temporada 1

Beyond The Sea, arg. Glenn Morgan & James Wong, dir. David Nutter

O pai de Scully morre e o seu cepticismo é colocado à prova por Luther Lee Boggs, um prisioneiro condenado a morte que afirma ter poderes de médium. Este episódio inverte pela primeira vez os papéis de "crente" e "céptico" dos protagonistas, introduzindo um tema de figuras paternas que continuaria pelo resto da série.

Menções especiais: Squeeze, Ice, The Erlenmeyer Flask

 Temporada 2

Duane Barry, arg. e dir. Chris Carter

Fox Mulder envolve-se numa negociação de reféns com Duane Barry, um homem que acabou de fugir de um hospital psiquiátrico e que alega ter sido raptado por alienígenas várias vezes. A história de "Duane Barry" foi um ponto chave para a série, marcando o início dos eventos que levariam ao rapto de Dana Scully e aos episódios de mitologia.

Irresistible, arg. Chris Carter, dir. David Nutter

O episódio é uma história "Montro-da-Semana" , um enredo autónomo da mitologia da série. Mulder e Scully investigam um fetichista da morte que começa a raptar e assassinar mulheres para satisfazer a sua obsessão. Scully, ainda recuperando de seu rapto anteriormente, é imediatamente afectada por stress pós-traumático.

Die Hand Die Verletzt, arg. Glenn Morgan & James Wong, dir. Kim Manners

Mulder e Scully são chamados a Milford Falls, New Hampshire para investigar a morte de um adolescente que parece ter morrido durante um ritual oculto de algum tipo. Como resultado de sua chegada na cidade alguns dos professores da escola local, adoradores do diabo quando eram adolescentes, mas há muito tempo não crentes, decidem que devem tomar medidas para ocultar as respectivas actividades passadas . As coisascomplicam-se quando o diabo parece ter decidido a interferir pessoalmente.

Humbug, arg. Darin Morgan, dir. Kim Manners

Humbug foi o primeiro episódio explicitamente cómico na série. Explora temas de aliennação e diferença. As estrelas convidadas incluíram artistas de circo da vida real Jim Rose e O Enigma.

Menções especiais: Sleepless, 3, One Breath, Anasazi

Temporada 3

Clyde Brukman's Final Repose, arg. Darin Morgan, dir. David Nutter

Mulder e Scully investigam os assassinatos de vários médiuns e videntes. Els recebem ajuda de Clyde Bruckman, uma indivíduo enigmático e relutante que possui a habilidade de prever como as pessoas vão morrer.

960.jpg

War of the Coprophages, arg. Darin Morgan, dir. Kim Manners  

Mulder investiga uma pequena cidade assolada por mortes no qual os corpos são encontrados cobertos de baratas. Trabalhando a partir de casa, Scully tem explicações científicas para todos eles, mas Mulder - na cena do crime com uma atraente especialista em insectos suspeita que estes podem não ser orgânicos ou terrestres.

Pusher, arg. Vince Gilligan, dir. Rob Bowman

A assistência de Mulder e Scully é solicitada para um caso envolvendo um homem, com o pseudónimo de Pusher, aparentemente capaz de vergar as pessoas à sua vontade. O suspeito usa as suas habilidades para manipular Mulder no sentido de conseguir atingir objectivos misteriosos.

Jose Chung's From Outer Space, arg. Darin Morgan, dir. Rob Bowman

Mulder e Scully ouvem, e prontamente investigam, uma história sobre o rapto de dois adolescentes. Cada testemunha oferece diferentes versões do mesmo facto. Este episódio possui muito mais humor do que o normal, conseguido através da manipulação dos pontos de vista que levam a vários relatos sobre o mesmo evento a partir de narradores não confiáveis

Menção especial: The List

Temporada 4

Home, arg. Glenn Morgan & James Wong, dir. Kim Manners

Mulder e Scully viajam para a pequena cidade isolada de Home, Pennsylvania onde conhecem os Peacocks, uma família de agricultores deformados que não sairam de sua casa em mais de uma década. Inicialmente, Mulder suspeita que os irmãos seqüestraram e violaram uma mulher para efeitos de reprodução, mas a investigação revela uma longa história de incesto envolvendo a própria mãe dos Peacocks. Um dos mais famosos e chocantes episódios de toda a série.

Unruhe, arg. Vince Gilligan, dir. Rob Bowman

Mulder e Scully investigam um homem que rapta e lobotomiza mulheres. As únicas pistas dos agentes são fotos distorcidas das vítimas tiradas pouco antes de seu sequestro.

Paper Hearts, arg. Vince Gilligan, dir. Rob Bowman

Mulder e Scully descobrem que um assassino de crianças que Mulder tinha ajudado a prender há vários anos tinha reclamado mais vítimas do que havia confessado. Na investigação resultante o assassino alega ter matado a irmã de Mulder, Samantha.

Never Again, arg. Glenn Morgan & James Wong, dir. Kim Manners

Scully deixa a cidade, e Mulder, numa missão a solo e encontra Ed Jerse, um homem que está a ser controlado mentalmente por um efeito colateral relacionado com a droga da sua tatuagem. Esta, carinhosamente chamada de Betty, não o quer compartilhar, especialmente com Scully.

Menções especiais: Tempus Fugit, Small Potatoes

Temporada 5

The Post-Modern Prometheus, arg. e dir. Chris Carter

Mulder e Scully investigam relatos de uma criatura misteriosa que engravidou uma mulher de meia-idade. Acham que o "monstro", apelidado de O Grande Mutato, é a criação genética de um médico ao estilo de Frankenstein. O Grande Mutato, ostracizado ao princípio, é depois aceite pela sua comunidade.

Bad Blod, arg. Vince Gilligan, dir. Cliff Bole

Mulder e Scully relatam ao seu supervisor, o diretor-assistente Walter Skinner o caso onde Mulder mata um jovem que acredita ser um vampiro. Após cada relato do evento percebem que têm memórias muito diferentes do ocorrido. Um dos mais divertidos episódios da série que explora a dinâmica do relacionamento entre Mulder e Scully e que subverte o olhar masculino tradicionalmente prevalente nas séries e filmes.

Temporada 6

Monday,  arg. Vince Gilligan & John Shiban, dir. Kim Manners

Neste episódio o mundo está preso num loop temporal e apenas uma mulher, chamada Pam, parece ter noção do facto. Cada dia os eventos ocorrem de forma ligeiramente diferentes. Um assalto a um banco é comprometido uma e outra vez até que finalmente o eventual desfecho trágico é impedido. De alguma forma, Mulder e Scully estão presos no meio de isto tudo.

Menções especiais: Drive, Tithonus