Cavaleiro de Copas: o novo Terrence Malick

Cavaleiro de Copas: se a carta está na posição vertical, representa mudança e novas coisas excitantes, particularmente de natureza romântica. Pode significar convites, oportunidades e ofertas. O Cavaleiro de Copas é uma pessoa que é um portador de ideias, oportunidades e ofertas. Está constantemente entediado e em constante necessidade de estimulação, mas também é artístico e refinado. Representa uma pessoa que é amável, inteligente e cheia de altos princípios, mas um sonhador que pode ser facilmente persuadido ou desencorajado.

Invertida, a carta representa falta de fiabilidade e imprudência. Indica fraude, falsas promessas e engano. Representa uma pessoa que tem dificuldade em discernir quando e onde a verdade termina e as mentiras começam.
— Traduzido de http://en.wikipedia.org/wiki/Knight_of_Cups

Quando vi A Barreira Invisível (The Thin Red Line) não sabia ao que ía. Aqui estava uma linguagem cinematográfica completamente nova e original para mim. Um filme que dispensava a narrativa tradicional para dar lugar a um poema visual e sonoro que parecia pertencer a um tempo e lugar próprios e que fluía ao sabor tanto das reflexões e monólogos interiores das personagens como da contemplação da própria natureza - da que nos rodeia e da que nos define.

Tornou-se obrigatório descobrir Terrence Malick. Independentemente dos anos que permeiam os seus filmes, aqui está um cineasta com uma carreira consistente, temática e estilisticamente. Noivos Sangrentos (Badlands), Dias do Paraíso (Days of Heaven), O Novo Mundo (The New World) e A Essência do Amor (To The Wonder) compõem uma filmografia desafiante mas altamente recompensadora.

Esta filmografia é completada pela obra-prima A Árvore da Vida (The Tree of Life), o culminar mais perfeito de um estilo inimitável. Obra ambiciosa que explora o micro e o macro-cosmos, a espiritualidade, a imponderabilidade da natureza, a educação, o amor maternal, a rigidez parental, a contradição dos sentimentos fraternais. Tudo isto e muito mais numa combinação perfeita de som e imagem que levará quem se deixar embalar no seu encanto a uma viagem de descoberta interior capaz de mudar uma vida.

Cavaleiro de Copas (Knight of Cups), o mais recente filme de Malick tem ante-estreia no próximo domingo no Leffest. É um dos dois projectos que entretanto rodou com Christian Bale e conta com Natalie Portman e Cate Blanchett no elenco.

 
 

Cavaleiro de Copas é exibido no Centro Cultural de Belém no próximo domingo, dia 15, às 19h30 e estreia comercialmente a 21 de Janeiro do próximo ano.

Steven Soderbergh, o experimentador

Retrospectiva James Bond [Os filmes não oficiais]